domingo, 20 de março de 2011

Objectivos para a quarta prova de avaliação

- Dar uma noção de ordem social.
- Evidenciar que um certo consenso social é indispensável para a manutenção da ordem social.
- Reconhecer o objectivo da conformidade social como possível motivação para a orientação do comportamento dos indivíduos.
- Reconhecer os diversos graus de conformidade social requeridos pelas diferentes instituições sociais, no que concerne à conduta dos indivíduos.
- Explicar o que consiste num comportamento desviante.
- Distinguir entre comportamento desviante e simples reacção de transgressão da norma.
- Salientar a relatividade do comportamento desviante.
- Explicitar as teorias sociológicas do desvio.
- Reconhecer a anomia como um enfraquecimento das instituições e das normas a elas associadas.
- Exemplificar a contribuição do processo de rotulagem para a explicação do comportamento desviante.
- Dar uma noção de controlo social.
- Explicitar em que consistem os principais mecanismos de controlo social.
- Evidenciar a função de socialização nos grupos sociais primários como mecanismo privilegiado de controlo social.
- Relacionar a socialização por antecipação com grupos de referência.
- Salientar a função privilegiada de pressão social procurando um mínimo de solidariedade nos grupos sociais secundários.
- Reconhecer a eficácia das sanções negativas na manutenção da ordem pública.
- Reconhecer a eficácia das sanções positivas para a organização social.
- Dar uma noção de instituição social.
- Identificar os elementos das instituições sociais.
- Reconhecer a importância das instituições sociais para a manutenção da ordem social.

- Dê uma noção de globalização.
- Explicar o papel das empresas transnacionais na globalização económica.
- Evidenciar o aprofundamento das desigualdades sociais com a globalização económica.
- Relacionar a globalização cultural com a implementação das redes de comunicação e de transportes globais.
- Dar uma noção de “aldeia global”.
- Explicar em que consiste o processo de aculturação.
- Explicar em que consiste o processo de assimilação.
- Explicar em que consiste o processo de coabitação cultural.
- Reconhecer as diferentes consequências dos processos de globalização na padronização do consumo.
- Distinguir modo de vida de estilo de vida.
- Dar exemplos de novos estilos de vida.
- Reconhecer novos estilos de vida familiares.
- Relacionar riscos com estilos de vida.
- Reconhecer grupos sociais específicos com comportamentos designados de comportamentos de risco.
- Dar uma noção de desenvolvimento sustentável.
- Relacionar o desenvolvimento sustentável com novos estilos de vida.

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