terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Critérios de correcção

CRITÉRIOS DE CORRECÇÃO DA PROVA 3 DE SOCIOLOGIA

Grupo I

1.                  C.
2.                  D.
3.                  C.
4.                  A.
5.                  B.
6.                  D.
7.                  B.
8.                  C.
9.                  C
10.              D
11.              C
12.              D
13.              Na justificação da escolha na pergunta 6:
- se a resposta expuser que a juventude não é um agregado homogéneo de indivíduos que partilham valores comuns e que, para além disso não possuem aspirações ou objectivos necessariamente comuns, pelo que, o conceito não preenche os requisitos de grupo social (5 pontos); se a resposta contiver a ideia de que a juventude é uma denominação do senso comum, baseada num critério de identificação relativo à idade ou à aparência e que a mesma é relativa no espaço e no tempo (5 pontos).
14.              Na justificação da escolha na pergunta 8:
- se a resposta explicitar que o estatuto atribuído é independente do mérito ou esforço individual (5 pontos); se a resposta mostrar que as distinções físicas raciais e linguísticas não têm todas o mesmo estatuto, sendo algumas delas indicativas duma posição social inferior ou superior às características étnicas do grupo dominante (5 pontos).

Grupo II

1.                  Na resposta a esta questão, o aluno deverá ser capaz de:
- referir os requisitos necessários para a utilização do conceito de grupo social (5 pontos); e identificar os dois grupos sociais presentes no texto (5 pontos);
- salientar a oposição entre os valores da organização criminosa e os valores da Igreja, estes últimos largamente partilhados numa moral comum pelos membros da sociedade (5 pontos); e explicitando que os valores do grupo da organização criminosa são valores próprios de uma contra-cultura (5 pontos);
- referir as três teorias sociológicas do desvio social (10 pontos) e explicitar correctamente cada uma delas (30 pontos).

2.                  Na resposta a esta questão, o aluno deverá ser capaz de:
- enunciar o conceito de representação social (10 pontos); explicitar as funções e a emergência dos preconceitos e estereótipos enquanto dimensão simbólica do real (10 pontos); reconhecer a presença do estigma (reconhecimento negativo) nos imigrantes russos e ucranianos (10 pontos) e a influência dos media na divulgação desse estigma como modalidade de intrecção social(10 pontos);
- reconhecer a importância de conhecer as expectativas das populações imigrantes acerca das representações veiculadas sobre si próprios (10 pontos); relacionar a situação de desconhecimento do Outro com representações sociais negativas (10 pontos).

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